Pontos de Vista

Francisco Mota

A cambalhota da Seat

Há seis anos apenas, a saúde financeira da Seat estava longe de entusiasmar o conselho de administração do grupo VW que, no entanto, se preparava para fazer um grande investimento na marca espanhola, talvez o último. A anterior estratégia de produto não tinha funcionado em…
Alexandre Rodrigues

À lei da lycra

Automobilistas e ciclistas nunca foram muito amigos no que respeita aos direitos de utilização da estrada. Utilizo uma pequena parte da Av. Marginal entre Algés e Caxias e nesse curto percurso tenho presenciado verdadeiros atentados ao civismo – para não falar ao Código da Estrada –…
José Ribeiro

Grande risco…

Está na ordem do dia, a notícia de Fernando Alonso não disputar o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, para ir correr as 500 Milhas de Indianapolis. Para quem segue a Fórmula 1 e o desporto automóvel internacional há muitos anos, sabe que isto…
Francisco Mota

Quem tramou a Maserati?

“Bom… não tenho muito para vos dizer.” Desta maneira desconcertante começou uma mesa redonda com o CEO da Maserati, Reid Bigland, para a qual fui convidado. Não havia carros novos a anunciar para breve, que era aquilo que me interessava saber, apenas números. Mas até…
Jose Branco

Clubismos à parte

Não é apenas no desporto que a “clubite” se apodera da mente dos adeptos mais fervorosos, toldando-os muitas vezes de uma visão mais objetiva. No igualmente apaixonado (e apaixonante) mundo dos automóveis, as discussões sobre se este ou aquele é melhor do que o outro…
Francisco Mota

Fuel Cell, que futuro?

No preciso momento em que eu estava a terminar a minha coluna de opinião para a próxima edição da revista “Super Interessante”, refletindo sobre o enorme trabalho da Honda no desenvolvimento da segunda geração do seu Clarity Fuel Cell, eis que surgiu o comunicado da…
Paulo Marmé

Operação pedagógica

A operação “Via Livre” que a GNR lançou, com o objetivo de alertar os condutores para a regra da circulação do Código da Estrada que impõe que os veículos devem circular na via da direita, merece elogios. Elogios pelo conteúdo e elogios pela forma. Quanto…
Francisco Mota

O regresso do Alpine A110

O renascimento da Alpine não tem sido uma tarefa fácil. Primeiro foi uma tentativa de associação com a Caterham, para partilhar uma nova plataforma e cada marca fazer os seus muito esperados novos desportivos. Mas a marca inglesa não estava à altura, financeiramente, e teve…
Alexandre Rodrigues

Gosto de andar ao meio

Há quem concorde e quem conteste a ação da polícia por estes dias em intercetar os condutores que fazem quilómetros a fio na via central das autoestradas. A operação chama-se Via Livre e promete ser de sensibilização até dia 2 de abril. Em autoestradas de…
Francisco Mota

Opel, PSA e… GM

Com a venda da Opel à PSA, de um momento para o outro o gigante americano da indústria automóvel perde um milhão de automóveis produzidos por ano, afastando-se cada vez mais dos líderes mundiais, VW e Toyota. Para lá de todas as razões financeiras que…
Rui Reis

Quebrar o gelo

Jari Ketomaa é um piloto finlandês que é mais conhecido em Portugal pelo espetacular acidente que protagonizou no célebre salto de Fafe no Rali de Portugal de 2015. O que poucos se lembram é que o talentoso piloto ficou em segundo no Rali de Portugal…
Pedro Nascimento

Dez razões para ver a nova Fórmula 1

Está por horas o tiro de partida na nova temporada da nova Fórmula 1. Não é gralha – escrevi mesmo “nova, nova”, duas vezes. Não apenas começa uma nova temporada, do zero, todos iguais, todos com uma folha de pontuação em branco, como desponta uma…
José Ribeiro

Afinal as caixas dos Ford estavam legais

Curiosamente ou talvez não, foram muito pouco ou nenhumas, as informações surgidas de “relance” de que os Ford Fiesta WRC de Sébastien Ogier e Ott Tanak estariam ilegais no Rali do México, a última prova do Mundial de ralis. Aparentemente, as “bocas” dos adversários que…
Ricardo Carvalho

Os SUV conquistaram o mundo

O que começou por ser um modelo no meio de um mercado automóvel que comprava todo o tipo de carros, desde coupés a cabrios, passando pelos hatchback e pelas carrinhas, cresceu, transformou-se num segmento ao ponto de representar mais de 20% das vendas automóveis a…
José Moreno

O que fazer com os carros autónomos?

Do ponto de vista tecnológico, os carros autónomos estão ao virar da esquina. Mas do ponto de vista da sua regulação económica e social há ainda um longo caminho a percorrer.   Num longo artigo recentemente publicado no site The Drive, Jonathon Ramsey, editor do…
Pedro Silva

Diferencial “autobloqueante”

Um dos meus hobbies preferidos é percorrer os sites de anúncios de vendas de automóveis, seja por vício profissional de conhecer o valor dos carros no mercado de usados, seja em busca do ilusivo carro de tração traseira com 350 cv melhor que novo por…
Paulo Marmé

Por favor não mexam no Marquês!

Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, deu por terminada uma das suas intervenções mais emblemáticas que tinha em curso, a do Eixo Central, da Av. da República à Av. Fontes Pereira de Melo. Pelo menos, uma das obras mais emblemáticas no que diz respeito…

Assine Já

Edição nº 1432
Já nas bancas

Digital Papel

Os mais recentes